top of page

Como a técnica de The Work transforma Julgamentos em Libertação Pessoal


Muitas vezes, quando estamos praticando a técnica de The Work de Byron Katie, preenchendo a nossa folha de julgamento ao próximo e fazendo as perguntas e inversões que a metodologia nos ensina, uma das maiores surpresas é perceber a nossa própria responsabilidade na situação.

Mas essa responsabilidade não vem acompanhada de culpa. Pelo contrário, substituímos o “C” da culpa pelo “C” da curiosidade — curiosidade para enxergar a situação por diferentes ângulos. Não se trata de justificar o que o outro fez, mas de assumir a paz de quem olha para si e reconhece: “Opa, aqui eu também errei. Opa, aqui eu também tive um momento de inconsciência, um momento em que me faltou inteligência emocional, resiliência, argumento, ou uma maneira melhor de lidar com a situação.”

Nesse instante, também percebemos algo essencial: da mesma forma que nós, a outra pessoa envolvida naquela situação também não teve consciência, ferramentas ou discernimento suficientes. Ela fez aquilo que seus pensamentos e sua programação interna lhe disseram para fazer — assim como nós já fizemos em outras ocasiões.

Esse reconhecimento é libertador. Ele não exime ninguém da responsabilidade, mas nos permite parar de gastar nossa energia apontando o dedo, julgando, criticando ou revivendo, em nossa mente, coração e corpo, os momentos dolorosos do passado. Em vez disso, voltamos à situação com um olhar sábio, interessados em aprender, tomar decisões mais conscientes e evitar repetir velhos padrões. Com clareza, percebemos que, caso algo semelhante aconteça novamente, agora sabemos como reagir de forma diferente, rompendo com comportamentos programados, repetitivos, herdados ou aprendidos ao longo da vida.

É a partir desse espaço — onde a sabedoria interior de cada um pode florescer — que renovamos nossa relação com o diálogo interno. Um diálogo que deixa de estar focado na autocrítica e passa a estar voltado para o aprendizado e a resolução. Quando saímos do papel de vítima, no qual muitas vezes nos sentamos inocentemente por anos, experimentamos a verdadeira libertação.

Essa é uma das transformações que acredito que The Work de Byron Katie trouxe para a minha vida, para muitos dos meus clientes e para os participantes dos nossos retiros urbanos Sky Mind.


Se você sente que há espaços em você clamando por amadurecimento, evolução e autoconhecimento, temos o lugar perfeito para que você arregace as mangas e entre de corpo e alma em novas práticas.

Bem-vindo(a) ao Sky Mind: não apenas um retiro, mas um estilo de vida.


Shirayam


Próximos eventos presenciais no Brasil :


Lages SC 21 , 22 e 23 de março

São José do Rio Preto SP

28, 29 e 30


3 a 6 de abril em Belo Horizonte


13 a 20 de setembro : Ilha de Mallorca na Espanha


 
 
 

Comments


whatsapp-icone-2.png
shirayam_backgounds-02_edited.jpg

hello@shirayam.com

+ 1 (305) 776-7225

  • Instagram Shirayam Ribeiro
  • Facebook Shirayam Ribeiro
  • YouTube Shirayam Ribeiro
  • Telegram Shirayam Ribeiro
  • Spotify Podcast Shirayam Ribeiro

Obrigado pelo envio!

© 2024 Shirayam Ribeiro, todos os direitos reservados. Desenvolvido por creativekali & marilianigaru

Contato

bottom of page