top of page
  • Foto do escritorShirayam

Como você alimenta seu silêncio?


Durante quase 20 anos viajei constantemente dando cursos, retiros e palestras em 11 países das Américas e Europa.


Aeroportos, reuniões, público, trânsito, planejamento estratégico, reuniões de marketing, celebrações, consultas individuais. Vivia cercada não só de pessoas (o que amo) mas também de sons, música e barulho. Muito barulho.


Então para mim era natural ter Sede de Silêncio.


Ele é como um recarregador de baterias.

Nele, eu descanso a mente, sossego o coração, relaxo os músculos e abro espaço para algo novo surgir.


Estes espaços também são vitais para escutar o que meu corpo está pedindo sobre os ritmos nos quais eu esteja levando a vida.

O corpo sempre fala alto nos silêncios.


Divido aqui com você oportunidades de silêncio que podem ser adaptadas às suas sedes também.


Ao chegar em casa do trabalho, fique com você em silêncio, dentro do carro os minutos que puder antes de entrar em seu lar.


Como os retiros que facilitava ( de 2 a 3 fins de semana por mês ) terminavam domingo à tarde eu me reservava as segundas feiras de manhã de puro silêncio (talvez você possa escolher um período do seu fim de semana).


Quando voltava a casa depois de um mês de tour saltando de um país ao outro, ficava em casa de dois a três dias sem sair, em silêncio, lavando roupa , lendo , cozinhando , organizando a casa e fazendo nada . ( na época não era casada então tinha esse espaço de solitude mais prolongado ) agora morando em família , como trabalho desde casa boa parte do tempo , faço meu ritual de presença e silêncio depois que todos saíram para seus trabalhos .


Rituais que apoiam a estrutura de nosso silêncio interior .


Dormir oito horas, acordar cedo, acender uma vela, ou um incenso, orações e meditações, escrever, yoga, olhar para o nada, para a horta , regar as plantas , escrever o que está sentindo, colocar uma música gostosa e inclusive dançar .


Caminhar na natureza em silêncio são um bálsamo na alma também.


Há uma paz que se instala profundamente em nosso ser quando nos dedicamos ao silêncio, e à presença de diferentes maneiras , prove.


Você tem um hábito de prática de presença e silêncio?

Compartilha conosco qual?

151 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Fasso vendo séries, e na cama fasendo minhas orações

Fecho os olhos e viajo

Like
whatsapp-icone-2.png
bottom of page